Tudo é uma questão de equacionar: um banheiro confortável e com aquela percepção de mais amplo é resultado de um projeto muito bem analisado e resolvido.
A atenção para as escolhas certas, pautadas na definição dos produtos e nas medidas, provoca verdadeiras revoluções para um banheiro confortável, independente do tamanho original dos ambientes.
Na concepção de um banheiro para casal, com direito a duas cubas na bancada, uma boa disposição de mobiliários e acessórios são pontos importantes a serem considerados no projeto como forma de proporcionar um banheiro mais acolhedor. Foto: Divulgação/Incepa[/caption]
Pensando em construir o raciocínio lógico para uma disposição ideal do ambiente, elencamos dicas que prometem auxiliar na organização das peças para ter um banheiro confortável. Acompanhe!
Veja também:
- Rafael Zulu revela rompimento no tendão de Aquiles: “Bobeira de movimento”
- 10 cortinas de chuveiro que são incrivelmente sensacionais e você vai querer agora!
- Dia Mundial do Vaso Sanitário relembra importância de condições de saneamento básico
- Tendência para banheiro: os nichos embutidos são os queridinhos do momento
Seja compacto, médio ou grande, parâmetros de dimensões são valiosos tanto para a usabilidade na vida cotidiana, como também para os momentos de manutenção e de limpeza | Foto: Divulgação Incepa
1. Porta
Nessa proposta de lavabo, a bacia com caixa acoplada foi posicionada fora do alcance da porta. Na marcenaria amarela foi instalada na bancada a cuba de apoio. Ambas as louças sanitárias têm acabamento mate | Foto: Divulgação/Incepa
A colocação da porta errada pode comprometer a funcionalidade. Em linhas gerais, o padrão para o cômodo é um vão de 60 cm para a abertura da porta, mas em residências com pessoas com mobilidade reduzida ou idosos, a largura deve ser de 80 cm. No que diz respeito à tipologia, além do modelo tradicional, com a folha e as dobradiças – que demandam espaço livre para sua abertura – o banheiro pode contar com outras soluções de aproveitamento, como a de correr.
No que diz respeito às maçanetas, as versões em alavanca são mais indicadas, pois não exigem a torção do punho.
2. Gabinete
O móvel da bancada é um item muito necessário para o banheiro. Além de garantir espaço para organizar os itens pessoais e de higiene, ele precisa condizer com o tamanho adequado e a proposta decorativa adotada para o cômodo. Portanto, o primeiro passo é, sem dúvidas, definir o tamanho e considerar parâmetros como um distanciamento de 30 cm entre a bancada e a bacia sanitária para instalar o papel higiênico e ter conforto no uso.
Outro ponto a ser avaliado diz respeito ao abrir e fechar de portas e gavetas. Em ambientes pequenos, por exemplo, é necessário levar em conta a ergonomia para não prejudicar o uso da peça e a movimentação do morador – nada de arranhões ou batidas que podem machucar.
Entre o móvel da bancada e a bacia com caixa acoplada, o espaço adequado para a instalação da papeleira de um lado e, do outro, a ducha higiênica para o conforto do morador. O projeto incluiu também a cuba, ambas na cor rose com o acabamento mate | Foto: Divulgação/Incepa
3. Bacia sanitária:
Com o propósito de facilitar a circulação até o box, recomenda-se considerar uma distância de 60 cm como intervalo entre a bacia sanitária e a parede da frente. Outra medida relevante está relacionada ao espaço lateral entre a própria bacia e outros itens fixos: com 30 cm de cada lado abre-se também a oportunidade de acomodar uma lixeira ou uma ducha higiênica, por exemplo.
Na composição do banheiro, a bacia com caixa acoplada foi a escolha para o ambiente| Foto: Divulgação/Incepa
4. Box:
A hora do banho deve ser um momento relaxante e prazeroso. Para um banho confortável, sem apertos e que proporcione mais privacidade durante o uso, a largura mínima deve ser entre 80 cm e 90 cm.
Largura adequada na área do box do banheiro. Na proposta decorativa, a cor champagne, presente na cuba de apoio e na bacia com caixa acoplada, permite criar banheiros acolhedores e naturais. Na composição, o tom se harmonizou com os revestimento claros, o uso da madeira clara do mobiliário e do cimento queimado, criando um espaço mais orgânico | Fotos: Divulgação Incepa
5. Janelas:
Além das medidas relacionadas, a circulação de ar que vem de fora também faz diferença na comodidade no ambiente. Na instalação da janela, faz-se necessário seguir um parâmetro mínimo de 60 x 60 cm que contribui tanto para a incidência da iluminação natural, como para amenizar a umidade proveniente dos vapores gerados no momento do banho.
Além de aumentar a circulação de ar, uma janela ou porta de vidro auxilia na claridade do espaço, contribuindo para a redução do consumo e economia da energia elétrica | Foto: Divulgação/Incepa
Veja também:
- Qual é a melhor maneira de limpar espelhos? Descubra um jeito fácil em 3 etapas!
- Salas de banho: saiba como revestir e garantir um espaço relaxante em seu banheiro
- Banheiro pequeno: guia completo de como acertar nas escolhas e ter um ambiente moderno
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br